BLOG DA BETTY

Microrganismos e bactérias oferecem riscos em casas e empresas

Microrganismos e bactérias oferecem riscos em casas e empresas

Microrganismos e bactérias sempre oferecem riscos biológicos em nossas casas e nos ambientes de empresas. Porém, somente neste período de pandemia do Corona vírus, é que muitas pessoas prestam mais atenção aos cuidados de higiene necessários.

A Chama a Betty, preocupada com a saúde de seus clientes, fornece algumas orientações sobre como agir e as principais medidas de prevenção no combate aos microrganismos. O risco biológico existe quando há microrganismos capazes de provocar doenças no homem, como vírus, bactérias, protozoários, parasitas, fungos, entre outros.

Todas as pessoas estão expostas a esses microrganismos o tempo todo, quando andam de transporte público, na escola, no shopping, no trabalho e até mesmo em casa.

Fontes de contaminação
As principais fontes de contaminação são provenientes do contato da mão com a boca, com os olhos, ou por meio de toque em feridas superficiais na superfície cutânea exposta e pela perfuração da pele.

Todo o resíduo hospitalar ou de serviços de saúde também são potencialmente infectantes e oferecem riscos biológicos.

Doenças
Os microrganismos podem causar doenças leves, médias e graves. E algumas doenças podem ser contraídas por meio dos riscos biológicos como o HIV, a hepatite B, a herpes viral, a rubéola e a tuberculose.

Profissionais
Todos devem se preocupar e se prevenir com os riscos biológicos. Mas, alguns profissionais ficam mais expostos a esses microrganismos e devem ter ainda mais atenção.

Entre eles estão os profissionais da limpeza pública e de hospitais; trabalhadores rurais; profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos e carnes “in natura”; e veterinários.

Já os profissionais da área da saúde, que lidam todos os dias com numerosos riscos biológicos, devem estar sempre atentos. São os dentistas, médicos, equipe de enfermagem, pesquisadores, estudantes e estagiários da área de saúde.

Dicas de prevenção
Cada local de trabalho precisa de uma medida de precaução mais adequada ao seu ambiente. Mas a principal medida de segurança é a higiene constante.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também é primordial e devem ser usados conforme a classificação de risco do local de trabalho. Em geral, cada empresa oferece treinamento específico para cada setor, com a conscientização dos empregados sobre a necessidade de proteção adequada e o uso dos EPIs.

Entre as principais medidas a serem tomadas na prevenção dos funcionários estão: conhecimento sobre a legislação que trata das normas de biossegurança; ter consciência dos riscos sobre a manipulação e o contato do funcionário com os microrganismos; além de oferecer EPIs, como avental de segurança, luvas descartáveis e máscaras de proteção. E ter um ambiente adequado para a higienização pessoal e a lavagem das mãos.

A Chama a Betty possui o serviço de Sanitização de Ambientes. Você acredita que microrganismos e bactérias oferecem riscos em suas casas ou empresas? Clique Aqui e veja como podemos te ajudar.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Ao utilizar a página da Chama a Betty, você aceita os termos de uso e política de cookies explanados nos links do rodapé do site.